aplicativos de relacionamento

Da mesma maneira que a exploração marítima ampliou os horizontes das grandes cidades e reinados medievais, o mesmo ocorreu com o apogeu do desenvolvimento tecnológico. Sendo assim, a comunicação constitui um desses fatores fundamentais no desenvolvimento da nossa sociedade, tanto nas relações humanas, como na evolução cultural.

Nesse sentido, a internet, as redes sociais e os aplicativos de relacionamento são hoje um fator condicionante nas relações interpessoais. Isso é, dando sentido a estrutura que permeia praticamente todas as relações interpessoais. Como também, está vinculada a construção da nossa identidade pessoal.

Os efeitos dos aplicativos de relacionamento nas relações modernas

Ademais de eliminar as fronteiras geográficas acercando ainda mais as pessoas, as redes sociais e os aplicativos de relacionamento mudaram completamente a maneira de nos relacionar. Assim, atualmente apresentamos um panorama baseado em um modelo de sociedade moldado pelas novas tecnologias.

Por essa razão é importante salientar a influência dessas novas tecnologias nas relações interpessoais. Em outras palavras, conhecer pessoas novas e manter uma amizade a distância, são possíveis graças ao desenvolvimento dessas tecnologias.

Tecnologia, internet e rede sociais

Nossa capacidade de incorporar as redes sociais no nosso cotidiano, causou uma mudança radical na maneira que nos comunicamos. Logo, as empresas e os indivíduos podem publicar seus interesses e produtos e até mesmo manipular a informação a seu favor.

Desse modo, nunca foi tão fácil encontrar alguém disposta a viver uma experiência interpessoal, seja como amizade, ou até mesmo amorosa como o sexo. Ou seja, a internet mudou completamente a maneira de nos relacionar, até mesmo na hora de encontrar uma parceira ou parceiro sexual.

Os aplicativos de relacionamento podem aumentar a ansiedade e a depressão

Usar um aplicativo de relacionamento pode ser uma verdadeira aventura. Nunca saberemos o que realmente vamos encontrar do outro lado da tela, apesar de nas maiorias dos casos a experiência seja divertida e satisfatória.

Contudo, existe uma grande exposição da nossa imagem, muitas vezes encontrando todos os tipos de preconceitos. Aplicativos como o Tinder, Grindr, Badoo, Meetic e muitas outros, oferecem um método para encontrar com pessoas afins, mas nem sempre é assim.

Em outras palavras, não receber a visibilidade esperada, sem mencionar o spam e as fraudes, acabam por moldar a maneira de nos relacionar. Assim, as relações interpessoais correm o risco de se tornarem cada vez mais superficiais e efêmeras, com sequelas ao longo prazo, seja por depressão ou até mesmo por ansiedade.